Correção de Dissertação (ENEM)

Correção de Dissertação (Enem)

1. A PROVA, SUA ELABORAÇÃO E CORREÇÃO
1.1 A REDAÇÃO
1.1.1 A Proposta
A proposta para a redação do Enem tem sido sempre elaborada de forma a possibilitar que os participantes, a partir de subsídios oferecidos, realizem uma reflexão
escrita sobre um tema de ordem política, social, cultural ou cientifica, em uma tarefa identificada como uma situação-problema.
O comando da redação indica as linhas mestras para a elaboração do texto a ser escrito pelo participante e os referenciais a serem utilizados pelos avaliadores para a
correção das cinco competências do Enem.
1.1.2 – Metodologia e Critério de Correção
Os critérios de avaliação da redação têm por referência as cinco competências da Matriz do Enem, transpostas para produção de texto escrito com base em uma situação-problema (proposta de Redação) e desdobradas, cada uma, em quatro níveis (critérios de avaliação da competência).
Cada competência é avaliada sob quatro critérios, correspondentes aos conceitos: insuficiente, regular, bom e excelente, respectivamente representados pelos
níveis 1, 2, 3 e 4, associados às notas 2,5 – 5,0 – 7,5 – 10,0.
A nota global da redação é dada pela média aritmética simples das notas atribuídas a cada uma das cinco competências.
A redação que não atende à proposta recebe o conceito D –
desconsiderada. Quando é apresentada em branco ou com até sete linhas escritas, recebe o conceito B – em branco. Finalmente, quando a redação é apresentada com palavrões,
desenhos ou outras formas propositais de anulação, recebe o conceito N – anulada.
Os Quadros 4 e 5, a seguir, apresentam as competências e uma síntese da metodologia de correção da redação.
Competências e Critérios (Níveis) 

I – Demonstrar domínio da norma culta da língua 

escrita:
1. Demonstra conhecimento precário da norma culta: inadequação na escolha da variedade lingüística, graves e freqüentes desvios gramaticais e transgressões inaceitáveis das convenções da escrita.
2. Demonstra conhecimento razoável da norma culta: problemas na escolha da variedade lingüistica; desvios gramaticais e transgressões das convenções da escrita pouco aceitáveis nessa etapa de escolaridade.
3. Demonstra bom domínio da norma culta (ainda que com pontuais desvios gramaticais ou transgressões pontuais das convenções da escrita).
4. Demonstra muito bom domínio da norma culta (ainda que com um ou outro deslize relativo à norma gramatical ou às convenções da escrita).
II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo:
1. Desenvolve tangencialmente o tema em um texto que apresenta características do tipo de texto dissertativo-argumentativo; ou apresenta embrionariamente o tipo de texto dissertativo-argumentativo
(sem “fugir” do tema).
2. Desenvolve razoavelmenteo tema, a partir de considerações próximas do senso comum ou por meio de paráfrases dos textos-estímulo, e domina precária/razoavelmente o tipo de texto dissertativo- argumentativo.
3. Desenvolve bem o tema, mesmo apresentando argumentos
previsíveis, e domina bem o tipo de texto dissertativo-argumentativo, com indícios de autoria.
4. Desenvolve muito bemo tema, a partir de um projeto pessoal de texto e de um repertório cultural produtivo; domina muito bem o tipo de texto dissertativo-argumentativo.
III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar 
informações, fatos, opiniões e argumentos em 
defesa de um ponto de vista:
1. Apresenta informações, fatos e opiniões precariamente relacionados ao tema.
2. Apresenta informações, fatos e opiniões razoavelmente relacionados a um embrião de projeto de texto e/ou limita-se a reproduzir os elementos fornecidos pela proposta de redação.
3. Seleciona informações, fatos, opiniões e argumentos, relacionando-os ao seu projeto de texto.
4. Seleciona, interpreta e organiza informações, fatos, opiniões e argumentos, estabelecendo uma relação produtiva entre essa seleção e seu projeto de texto.

IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação:

1. Articula precariamente as partes do texto.
2. Articula razoavelmenteas partes do texto, apresentando problemas freqüentes na utilização dos recursos coesivos.
3. Articula bem as partes do texto (ainda que apresente problemas pontuais na utilização dos recursos coesivos).
4. Articula muito bem as partes do texto (ainda que apresente eventuais deslizes na utilização de recursos coesivos).
V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos:
1. Elabora proposta precariamente relacionada ao tema, respeitando os direitos humanos.
2. Elabora proposta razoavelmente relacionada ao tema, mas não articulada ao texto desenvolvido, respeitando os direitos humanos.
3. Elabora proposta bem relacionada ao tema, mas pouco articuladaà discussão desenvolvida no texto, respeitando os direitos humanos.
4. Elabora proposta bem relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto, respeitando os direitos humanos.
Aspectos Considerados na Avaliação de cada Competência 

Comp. I 

a) Adequação ao registro:
Grau de formalidade.
Variedade lingüistica adequada ao tipo de texto e à situação de interlocução.
b) Norma gramatical:
Sintaxe de concordância, regência e colocação.
Pontuação.
Flexão.
c) Convenções da escrita:
Escrita das palavras (ortografia, acentuação) maiúsculas/minúsculas.
Comp. II 
a) Tema:
Compreensão da proposta.
Desenvolvimento do tema a partir de um projeto de texto.
b) Estrutura:
Encadeamento das partes do texto.
Progressão temática.
c) Indícios de autoria:
Presença de marcas pessoais manifestas no desenvolvimento
temático e na organização textual.
Comp. III 
Coerência textual (organização do texto quanto a sua lógica interna e externa).
Comp. IV 
a) Coesão lexical:
Adequação no uso de recursos lexicais, tais como: sinônimos,
hiperônimos, repetição, reiteração, etc.
b) Coesão gramatical:
Adequação no emprego de conectivos, tempos verbais, pontuação, seqüência temporal, relações anafóricas, conectores ntervocabulares, interparágrafos, etc.
Comp. V
Cidadania ativa com proposta solidária, compartilhada.